Início ARTIGOS Blanca na Zâmbia – andar de bicicleta pela Old Petauke Road

2505
COMPARTILHAR

Fora do caminho na Zâmbia – andar de bicicleta pela Old Petauke Road

Seus corpos eram em forma de bala e quando eles pousaram eles dobraram suas asas em cima de seu abdômen, uma asa em cima da outra, de modo que a forma permaneceu. Eles zumbiram manicamente em torno de nossas cabeças procurando uma chance de pousar em nós e morder. A pilotagem tornou-se bastante perigosa, pois, em pânico, nossas mãos deixavam o guidão para impedi-las de chegar até nós. Nós estávamos totalmente cercados por eles e embora estivesse muito quente nós tivemos que recorrer a redes de cabeça. Moscas tsé-tsé estavam por toda parte na Old Petauke Road.

Mantendo o tse tse voa para longe do meu rosto (graças a Karen para a foto)
Eu saí ligeiramente mas as moscas do tse tse foram realmente para Karen!

Karen estava vindo do Reino Unido para pedalar comigo na Zâmbia e, apesar das advertências dos habitantes locais de que os muitos elefantes na área a tornavam um lugar perigoso, decidimos montar nesta muito remota estrada de terra que segue o rio Luangwa. , em vez de tomar a estrada principal para Lusaka.

A única razão que nos impediria de tomar esse caminho seria a chuva, já que no molhado a estrada seria intransitável. Em um determinado momento, a sensação foi de ir e vir quando as violentas tempestades atingiram o Parque Nacional de South Luangwa. Certa noite, deitei-me na minha tenda, esperando que o trovão chegasse quando enormes clareamentos fizeram a noite tornar-se dia. Quando o som veio, foi tão poderoso que eu podia sentir o chão embaixo de mim tremer e meu estômago vibrar. O som foi em uma direção e depois se virou e voltou para o outro lado. Eu estava sendo tratado com o som surround da natureza. Por sorte, a tenda resistiu à tempestade e eu estava em segurança e seca.

O dia depois da tempestade o nascer do sol foi espetacular

Eu estive na Croc Valley Farm por 12 dias esperando por Karen. Naquela época, elefantes tinham vindo visitar, pessoas que se amontoavam em grandes caminhões vinham e vinham, eu fiz alguns amáveis ​​novos amigos, passei um dia com Asier, outro ciclista basco que eu conheci no Quênia e duas vezes no Malauí. Uma visita surpresa de Dakin, com quem naveguei no Lago Tanganika e todas as noites os hipopótamos cantavam canções de ninar não tão gentis para me ajudar a dormir.

Elefantes vindo para uma visita
Depois de tanto tempo os macacos se sentiram em casa na minha bicicleta
Os hipopótamos foram particularmente barulhentos durante a noite !!

Karen chegou cheia de sorrisos, amizade e presentes preciosos impossíveis de entrar nesta parte do continente, o Natal chegou cedo. Quando abri sacolas plásticas, expondo pneus, garrafas de filtro e peças de reposição para minhas panelas e fogão, soltei gritos de excitação. Finalmente, eu poderia consertar minhas malas e ter certeza de que eu tinha o suficiente para chegar à África do Sul, onde eu poderia conseguir qualquer peça que eu precisasse.

Foi maravilhoso ver Karen novamente!

Nós não demoramos e logo saímos da segurança do Croc Valley e fomos para a estrada, entre as persistentes advertências dos moradores sobre os perigos da vida selvagem na Old Petauke Road, em particular os elefantes. Asier estava à nossa frente e nos enviara a localização de lugares onde poderíamos pegar água e encontrar um lugar seguro para dormir. Ele havia feito os 176 km em dois dias, mas sabíamos que nos levaria muito mais tempo.

Deixando Croc Valley Farm

Ficamos muito animados quando chegamos ao começo da estrada: era isso, estávamos entrando na Old Petauke Road! À nossa frente havia alguns dias de aventura.

Deixando a estrada principal (graças a Karen para a foto)

Era quente, extremamente quente, ondas de calor podiam ser vistas no caminho à nossa frente. Rapidamente tivemos a sensação de que estávamos em algum lugar muito remoto, a estrada de areia, a vegetação espinhosa baixa, a ausência de aldeias. Esterco espalhado, árvores e arbustos despidos nos disseram que havia muitos elefantes por perto. Nós constantemente olhávamos para a direita e partíamos para a presença deles, não queríamos ser pegos de surpresa.

Árvores nuas significa que há elefantes por perto!

Nós estávamos excitados e eufóricos e começar com o calor não pareceu importar mas depois de 40 Km de andar de bicicleta comecei a ter cãibras nas pernas terríveis, minhas orelhas estavam zumbindo, manchas claras apareceram diante de meus olhos e ondas de náusea vieram e foi. Eu tive que parar a cada poucos metros e descansar no meu guidão antes que eu pudesse continuar. De acordo com as coordenadas que Asier nos enviara, tínhamos cinco quilômetros para chegar antes de chegarmos ao primeiro assentamento, onde poderíamos passar a noite e não havia outra opção a não ser continuar. Fiquei emocionada por Karen estar comigo, amorosamente solidária. Eu não me sentia nada bem e teria sido uma experiência mais assustadora se estivesse sozinha.

Uma feliz Karen no nosso primeiro dia na Old Petauke Road

O lugar no mapa era um Conservation College. Eles nos deram boas-vindas e depois de lançar nossas barracas, um sócio de pessoal nos acompanhou ao buraco que era um par de Km. O diretor estava preocupado que pudéssemos nos deparar com elefantes e não queríamos que fôssemos sozinhos. Empurrando Roberts, a bicicleta de Karen, atravessamos arbustos espinhosos, atravessamos leitos secos de rios e finalmente chegamos à bomba. Com Roberts carregado com 10 litros de água, voltamos às nossas tendas, desta vez de maneira diferente através do mato. Tudo tinha espinhos e tínhamos que ter cuidado para evitar galhos caídos que resultassem em um furo.

Às vezes a melhor maneira de transportar água era levar as motos até a bomba

De volta ao acampamento, tomamos um banho sob as estrelas em um cercado de grama com um cano bombeando água diretamente do rio. Foi uma felicidade deixar a água correr sobre mim e me livrar do sal que cobria meu corpo.

Mais uma vez a estrada tinha fornecido o que precisávamos e no dia seguinte ainda tinha um presente na loja para nós. Muito cedo no dia, um rebanho de jirafes cruzou o caminho à nossa frente. A luz era linda e eles eram lindos e majestosos. Paramos para admirá-los e cada vez mais aparecendo, grandes e pequenos, contávamos cerca de 30.

A magia da estrada! (graças a Karen pela foto)

E a estrada continuou a fornecer, durante todo o dia, nós forrageamos o fruto de árvores de mangas selvagens para criar um delicioso curry de grão de bico de ervilha e mangoe naquela noite que consumimos sob um incrível céu estrelado no complexo de um chefe de aldeia.

O terceiro dia na Old Petauke Road foi o mais difícil, os gradientes se tornaram mais íngremes e a superfície da estrada mais difícil com pedras grandes, areia e pedras soltas. Uma boa quantidade de empurrões ocorreu. Eu amo Foxtrot, mas ela não é fácil de empurrar para cima. Empurre, freie, descanse, empurre, freie, descanse. Em momentos assim, eu entro dentro de mim mesma, toda a minha energia focada nos próximos cinco passos, foi uma questão de mente sobre a matéria e eu sabia que tinha muita energia sobrando porque eu ainda podia apreciar a beleza do que estava ao nosso redor.

Empurre, freie, descanse! (graças a Karen pela foto)

Nós ainda tivemos a colina mais dura para escalar quando um par em um 4 × 4 parou e depois de nos falar nós devemos estar furiosos que abordam uma estrada assim, eles nos ofereceram uma bebida fria. UMA BEBIDA FRIA !!!!! Esse coque frio era puro néctar depois de três dias de água morna. Eu amo este encontros espontâneos com outros viajantes na estrada.

Encontros espontâneos na estrada

Quando nos aproximamos da “estrada principal”, a distância entre as aldeias ficou menor e pudemos comprar algumas bebidas com aparência radioativa. Eles ainda estavam mornos, pois as aldeias não tinham eletricidade, mas forneciam um pouco de açúcar e uma folga da água sem gosto.

Nós consumimos algumas dessas bebidas radiocricas !!!! (graças a Karen pela foto)

Foi em uma dessas aldeias que paramos em nossa última noite, dessa vez acampamos ao lado da bomba d’água e da madrassa com dezenas de crianças observando cada movimento nosso.

As crianças nas aldeias estavam sempre curiosas sobre nós

Mais um dia e estaríamos em Petauke, onde encontraríamos asfalto novamente. Levamos quatro dias para cobrir os 176 quilômetros da Old Petauke Road.

Depois da Old Petauke Road, Karen e eu passamos mais dias maravilhosos pedalando juntos. Subimos e descemos morros, ficamos com amigos recém-formados, conhecemos Blanca e Oscar também pedalando por toda a África, ficamos entusiasmados em encontrar barracas na estrada para comprar ingredientes para nossos jantares, desfrutamos de pousadas “caseiras” com encantadoras landladies e rimos meu primeiro corte de cabelo clipper.

Sempre um deleite para encontrar ciclistas na estrada, mas conhecer Blanca e Oscar foi extra especial
Algo para cozinhar hoje à noite – SIM !!!
Com nossa adorável senhoria em Kalomo

Eu gosto da minha própria companhia, mas às vezes sinto falta de alguém para compartilhar minhas experiências e estar com Karen foi um verdadeiro deleite.

Sentando-se jantando em Livingstone no dia anterior à sua partida, conversamos sobre nosso tempo juntos na estrada e quando e onde estaríamos pedalando juntos novamente. Naquele momento, nosso encontro com as moscas tsé-tsé desapareceu ao longe e foi quase esquecido.