Início ARTIGOS Blanca – África do Sul e Lesoto em uma bicicleta

3989
COMPARTILHAR

África do Sul e Lesoto em uma bicicleta

Lentamente, coloquei meu anel de roer de meus pais no meu dedo, minha mãe fundiu o meu pai com o dela quando ele morreu e eu o usava desde que ela faleceu em 2003. Três meses antes, quando entrei na África do Sul, eu o tirei. alarmado com os comentários sobre o crime no país. O anel é uma das minhas mais preciosas poses e ficaria arrasada se o perdesse.

Uma das minhas mais preciosas poses

Alimentada por conversas com os sul-africanos que conheci ao longo do caminho, a segurança era a mais alta em minha mente. A resposta a um post na The Solo Female Traveler Network, um fórum do Facebook para mulheres que viajam sozinhas, também não foi tranquilizador. Eu tinha postado para descobrir sobre as experiências de outras mulheres independentes. Meu post recebeu mais de 120 comentários, a maioria esmagadora implorando para que eu não pedalasse na África do Sul. Com respostas como “Fique longe” – “Por favor, não faça isso, não é seguro aqui. Infelizmente você estará arriscando ser estuprada e morta ”-“ Eu não faria isso ”- Por favor, não faça isso se você valoriza sua vida”, era hora de encontrar um caminho que me sentisse seguro para ainda atravessar o País, chegar ao Cabo das Agulhas, o ponto mais meridional da África, e voltar para a Namíbia para começar o meu caminho de volta para casa.

Onde passar a noite cada dia foi um começo. Em outros países, eu nunca soube exatamente onde eu iria acabar, improvisando como eu fui, mas na África do Sul eu seria mais cauteloso e muito claro onde eu estaria colocando minha cabeça no final do dia. Eu também planejei ficar com um anfitrião de Warmshowers logo depois de entrar no país, esperando que ciclistas com conhecimento local me ajudassem com uma rota segura. Armado com um plano e sem anel, cruzei a fronteira.

Apreensivo eu cruzei para a África do Sul

Tudo ao meu redor reforçava a imagem de um país inseguro. As propriedades estavam cercadas por cercas elétricas e sinais ameaçadores, como “invasores, certifiquem-se de que você tem identificação com você, para que possamos contatar seus parentes” ou “Existe vida após a morte? Faça o meu dia, entre e descubra ”(este tinha a imagem de um cão muito feroz). Ameaças e medo escorrendo de todos os cantos. Eu nunca tinha estado em um lugar assim antes. Eu me perguntava como seria viver com esses sentimentos todos os dias da sua vida?

Cercas elétricas em todos os lugares

A comunidade de ciclistas me colocou sob suas asas e me seguiu a cada passo do caminho. Mensagens foram postadas em mídias sociais e familiares e amigos foram contatados com pedidos de uma cama para a noite e a resposta foi esmagadora. Eu experimentei o calor mais surpreendente e generosa hospitalidade em todos os lugares que fui. Mesmo em acampamentos, uma vez que os proprietários ouviram sobre a minha viagem que me deixariam ficar gratuitamente ou a um preço muito reduzido. Logo, eu fui capaz de relaxar, deixar de lado a ansiedade e realmente aproveitar meus passeios diários por esse incrível país.

Paul, meu primeiro anfitrião em Warmshowers na África do Sul
Ciclistas locais me levaram sob suas asas

Atravessei o país de mineração do Estado Livre, os poços de minas cobrindo a paisagem. Algumas dessas minas são as mais profundas da Terra. A agorafobia encheu-me quando, ao lado da estrada, um mineiro me contou como cinco dias por semana, ele entra numa gaiola com seus colegas de trabalho e, embalado como sardinhas, começa a descida até as entranhas da terra. Uma segunda gaiola, dois elevadores de cadeira e uma caminhada de 20 minutos levam mais de 3.500 metros de profundidade, onde ele começa seu turno de 11 horas procurando ouro. Com um sorriso, o mineiro me contou sobre o insuportável calor e barulho que ele experimentou lá embaixo e como agora ele está acostumado com isso. Desejando-me viajar seguras, ele caminhou em direção ao município que é sua casa.

O município e a mina

Free State é o lar de enormes tempestades no verão. Durante dias eu estava ouvindo o barulho alto do trovão. Um começo de tarde, não prestei nenhuma atenção particular aos céus escuros que se aproximavam e ao som do trovão, eu já estivera lá antes e as tempestades haviam passado por mim. Desta vez não era para ser, o vento acelerou e foi tão forte que quase me jogou para fora da estrada, pedras do tamanho de bolinhas de gude ricochetearam no asfalto, eu podia ver relâmpagos caindo ao meu redor e o som do trovão estava ensurdecendo. Deitei minha bicicleta no chão e me afastei, agachando-me e fazendo uma bola para esperar que a tempestade passasse enquanto o granizo me atirava impiedosamente.

Nuvens de tempestade

Minha rota estava me levando para o Lesoto, o reino montanhoso da África. Como eu estava passando pela África, várias pessoas mencionaram o Sani Pass como algo desafiador e imperdível. É minha ‘política’ que, se o nome de um lugar aparecer mais de três vezes, eu tentarei chegar lá. Sani Pass era um desses lugares e, embora o Lesoto não fizesse parte do meu plano original, não importava, agora era.

Lesoto é o único estado independente do mundo que se encontra inteiramente acima dos 1.000 metros

O que foi ainda melhor foi que eu teria companhia na fronteira. Alwyn e Werner iriam pedalar comigo e Leonie e Marietje iriam levá-los e as motos de volta para casa. Leonie e Alwyn tinham me dado um telhado alguns dias antes e Alwyn tinha atendido minha bicicleta, incluindo o cubo traseiro, me deu muita informação e um spray de pimenta. Werner depois de pedalar pelo Sani Pass me contou sobre lugares para ficar.

Depois de um dia de riso e camaradagem, eles me deixaram em Camelroc, um acampamento / pousada bem na fronteira. Fiquei encantada ao saber que eles decidiram pedalar no Sani Pass no final de semana seguinte. Eles estariam fazendo em três dias o que me levaria uma semana para pedalar. Agora eu tinha um plano fixo: cervejas no pub mais alto da África com meus novos amigos.

Andar de bicicleta para a fronteira com Alwyn e Werner (obrigado Leonie pela foto)
Camelroc à luz da noite

Lesoto foi um desafio e maravilhoso. Isso reacendeu meu profundo amor pelas montanhas, uma sensação tão forte que trouxe lágrimas aos meus olhos. Eu nunca me canso de olhar para esses lindos gigantes, ouvindo seus sons e seu silêncio, observando a luz e as sombras mudarem seu visual, estando neles e parte deles, como aqueles humanos que milênios atrás haviam deixado sua marca para trás.

5000 anos atrás, os humanos deixaram sua marca para trás

Talvez esses humanos tivessem uma melhor qualidade de vida do que os atuais Mosothos (pessoas do Lesoto). Com mais da metade da população vivendo abaixo da linha de pobreza e a segunda maior prevalência de HIV / AIDS no mundo, estimada em 24% da população, eu vi uma pobreza terrível enquanto andava de bicicleta.

Sem empregos disponíveis no país, os homens costumavam ir trabalhar nas minas de ouro da África do Sul, mas com as minas fechando, os preços do ouro caindo e as políticas de imigração cada vez mais apertadas, menos capazes de fazê-lo. Com menos empregos em torno dos homens, eles ficarão sentados por meses ou anos esperando por trabalho em uma aldeia de pedra perto da mina de Letseng. A mina, a 3.100 metros, é a mina de diamantes mais alta do mundo e é detida em 70% pela Gem Diamonds Ltd, com sede em Londres. Eu só queria saber quanto do dinheiro fica, no Lesoto e ajuda as pessoas desesperadas.

Os homens podem esperar nesta aldeia por meses ou até anos por alguns dias de trabalho

No nível mais alto, os pastores embrulhados em cobertores, cuidando das cabras de caxemira, pararam em suas trilhas para olhar para mim, maravilhados, enquanto eu passava. Com um gradiente de 1: 6 (17%), eles tiveram muito tempo para examinar a mim e à minha moto enquanto eu penosamente subia as colinas mais íngremes.

Eles me olharam com espanto
Cabras de caxemira

Pouco antes de uma curva na estrada, vi o temido sinal de 1: 6 e, ao mesmo tempo, um cheiro acre me atingiu. Eu não pude identificar se estava vindo. Eu quase tinha chegado a ele quando vi o pastor sentado muito quieto em uma rocha, coberto em sua manta cinza e grosseira que ele era indistinguível da pedra em que ele estava sentado. Eu o cumprimentei e ele respondeu de uma forma que parecia amigável. Eu empurrei a bicicleta pelo declive íngreme e ele também começou a subir a colina. Parei, ele me ultrapassou e depois parou e foi a minha vez de ultrapassá-lo. Este jogo de saltos durou mais de uma hora. Eu estava ficando cada vez mais desconfortável. Toda vez que ele estava atrás, eu estava ziguezagueando descontroladamente pela estrada para verificar sua posição. Era uma estrada muito tranquila e eu não via um carro há horas, mas quando estava chegando perto do ponto mais alto, percebi que, assim que a descida começava, eu me afastava dele, então continuei. Mais uma vez parei para descansar e desta vez tirei o spray de pimenta. Ele me ultrapassou, sua manta cinza e grosseira estava aberta e ele ostentava uma enorme ereção. Andando de uma maneira engraçada, ele estava batendo o pênis com a coxa a cada passo, olhando para frente como um zumbi. Então, ele saiu da estrada e sentou-se em uma pedra.

Se foi depois de um sinal como este que o pastor começou a me perseguir

O que eu deveria fazer? Eu não poderia ficar lá para sempre. Com o spray pronto, continuei a subir. Eu sabia que ele conhecia essas montanhas como a palma da sua mão e podia se aproximar de mim de qualquer direção. Eu recorri a andar bem no meio da estrada para me dar a melhor chance de reagir se ele viesse. Ele não fez isso.

Eu sabia que iria perdê-lo depois desse ponto

Foi maravilhoso entrar na segurança do Sani Pass Lodge, onde eu poderia relaxar e esperar por meus amigos. Quando eles vieram, havia celebrações por toda parte e muita cerveja!

Tempo de celebração com Leonie, Alwyn, Werner e Marietje

Mais uma vez tivemos que nos despedir. Alwyn e Werner estavam descendo o Sani Pass até a fronteira sul-africana, depois heroicamente subiam novamente e voltavam para casa. Eu deixaria o Lesoto para ir para o oeste em direção à Costa Selvagem e de lá para Port Elisabeth onde eu encontraria minhas queridas amigas Kath e Mariaje e com elas pedalaria para a Cidade do Cabo.

Pronto para descer do Sani Pass
Reentrando na África do Sul

Eu tinha percorrido 10.000 km desde a última vez que vi o mar em Hurghada, no Egito, e foi uma sensação maravilhosa olhar para essa enorme expansão de azul e ouvir o som das ondas esmagando a costa.

Foi emocionante ver o mar novamente!

A estrada segue o litoral e, embora enormes dunas o impeçam de ver o mar, você não pode deixar de sentir sua poderosa presença. A estrada é uma montanha-russa constante em cada boca do rio – e há muitos – e novamente. Pular de cidade litorânea para cidade litorânea e ir com calma porque tive muito tempo antes da chegada dos meus amigos. Cheguei a Port Elisabeth.

Dunas enormes impedem que você veja o mar

Port Elizabeth fechou meu primeiro capítulo na África do Sul. Pedalei cerca de 1500 km para chegar à fronteira com o Botswana e desfrutei da mais maravilhosa hospitalidade sul-africana.

Dizendo adeus a Cynthia um dos meus anfitriões Warmshowers
E para Sharon e Rodney, que me ajudou muito com o meu percurso

Por fim, Mariaje chegou e, quatro dias depois, Kath desembarcou. Foi uma reunião maravilhosa cheia de sorrisos e energia. A segunda parte estava prestes a começar.

Com Mariaje na Sardenha Bay – Port Elizabeth
Enquanto esperávamos por Kath, nos divertimos em participar de um evento chamado Valentines Park Run com Merryl.
Quando Kath chegou a equipe estava completa e estávamos prontos para ir!

Merry, o anfitrião dos warmshowers com quem eu fiquei até que meus amigos chegaram se juntaram a nós nos primeiros dias. Foi ótimo ter conhecimento local e, graças a ela, fomos capazes de encontrar e atravessar a Vans Stadens Gorge através da ponte ferroviária de bitola estreita mais alta do mundo, tomando o caminho de volta para Jeffreys Bay.

Preparando-se para atravessar a ponte Van Stadens
Com Merryl em Jeffreys Bay Backpackers

Depois de três dias, Merryl foi embora e fomos nós três. Em nosso primeiro dia, fomos lembrados das profundas divisões que atravessavam a África do Sul quando paramos na aldeia onde esperávamos passar a noite. Filas limpas de casas térreas foram banhadas pela luz dourada da noite e as crianças brincavam nas ruas de areia. Pedimos a alguns homens em um carro instruções sobre a casa de hóspedes que tínhamos visto nos mapas do Google, apenas para saber que não havia hospedaria no local e que deveríamos ir a poucos quilômetros da estrada para uma loja de fazendas “onde pessoas brancas vão Nós não sabíamos como responder e seguimos em frente.

As pessoas brancas ficam aqui (obrigado Mariaje pela foto)

O tempo voou quando eu estava com eles. Todos os dias pedalamos, rimos, cozinhamos, nos espreguiçamos, rimos de novo, conversamos, bebemos vinho, compartilhamos pensamentos, nos abraçamos, admiramos a beleza que nos cerca, nadamos …

Todos os dias pedalamos… (Obrigado Mariaje pela foto)
Riu …
Já curtindo o “jamón” que Mariaje trouxe !!! (Obrigado Mariaje pela foto)
Hora de alongar! (obrigado Mariaje pela foto)

Desfrutando de um delicioso vinho com Peter e Colleen que acabaram de pedalar para a Cidade do Cabo até a Holanda (obrigado Mariaje pela foto)

Cape Agulhas foi um enorme marco para mim. Foi o ponto em que me virei para voltar para casa e não consigo pensar em duas mulheres mais legais para alcançá-lo.

Chegar perto de Cape Agulhas (graças a Mariaje para a foto)

No Cabo Agulhas, o Oceano Índico e o Oceano Atlântico se encontram e eu fiquei em êxtase e me mudei. Olhando para a imensidão do oceano, sabendo que não havia nada entre mim e a Antártida, estar com dois amigos que eu amo profundamente despertou em mim sentimentos difíceis de explicar. Como forma de celebração, o vinho era bebido enquanto o sol se punha.

No ponto mais meridional da África (Obrigado Mariaje pela foto)
Um momento emocionante compartilhado com duas mulheres incríveis (obrigado Mariaje pela foto)
Cheio de alegria! (Obrigado Mariaje pela foto)

Nós tivemos alguns passeios impressionantes entre Cabo Agulhas e Cidade do Cabo. Kath e Mariaje com seus olhos frescos me ajudaram a apreciar ainda mais a beleza do nosso entorno. Quando estou na estrada há muito tempo, chega-se a um ponto quando recebo o que chamo de “saturação da beleza”, um ponto em que o extraordinário se torna comum, quando um pôr-do-sol deslumbrante se torna “apenas outro pôr do sol”. Ver as coisas através dos olhos de meus amigos era como pressionar o botão reiniciar no seu computador.

Ver as coisas através de seus olhos frescos foi um presente inesperado

Mais comemorações foram feitas em Stellenbosch e na Cidade do Cabo, e então Kath foi embora. Mariaje ficou para celebrar meu aniversário de 61 anos comigo. Seria meu quarto na estrada, eu recebi meu 58º na Armênia, 59º no Vietnã e 60º no Egito. Com os olhos ainda meio abertos, Mariaje me deu os melhores presentes de aniversário, ela me desejou “Zorionak” (feliz aniversário em basco) e me deu um grande abraço e um beijo.

Celebrações em Stellenbosch (Obrigado Mariaje pela foto)
Nós chegamos na Cidade do Cabo (Obrigado Mariaje pela foto)

Foi o último dia de Mariajes e fizemos o melhor possível. Subimos a Table Mountain na neblina, caminhamos por horas na Cidade do Cabo e fomos jantar.

Tablr Mountain na nuvem (Obrigado Mariaje pela foto)

Desprezada, eu estava sozinha novamente para começar meu terceiro e último capítulo na África do Sul. Eu não tive tempo para me debruçar sobre os meus sentimentos, com apenas 13 dias no meu visto e mais de 800 km para chegar à fronteira eu tive que continuar com isso.

Deixei a Cidade do Cabo para trás com a Table Mountain sempre ao fundo e, quatro dias depois, virei as costas para o mar mais uma vez. Eu não o veria novamente até a Costa dos Esqueletos da Namíbia. A vegetação desapareceu lentamente para dar lugar a uma paisagem bastante desértica, com algumas fazendas espalhadas e “cidades” onde passei a noite.

Deixando Cape Town

Cheguei à fronteira com um dia de folga e entrei na segurança da Namíbia onde pude colocar meus pais de volta. Depois de quase 2000 km na sela, sobrevivi à África do Sul ileso.